segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Aliança Evangélica Mundial faz Apelo para Receber Refugiados

À luz dos recentes desdobramentos da contínua crise global relacionada aos refugiados, a Aliança Evangélica Mundial (WEA) faz a seguinte convocação para que sejam dadas boas vindas aos refugiados:
 
Afirmamos de todo o coração o ensino claro das Sagradas Escrituras, que o povo de Deus é chamado por Deus a “amar” e “dar as boas vindas” ao estrangeiro e forasteiro (Levítico 19.33,34; Mateus 25:34-36).
 
Por isso convidamos o corpo de Cristo ao redor do mundo a refletir o coração de Deus e amar ativamente, recebendo refugiados.
Convocamos líderes cristãos e pastores a aprofundar sua compreensão bíblica sobre este deslocamento forçado e a ministrar intencionalmente, buscando criar espaço em seus corações e mentes para estas pessoas.
 
Convocamos os cristãos de todos os lugares a seguir uma perspectiva baseada na Bíblia sobre deslocamento forçado e a buscar ativamente o bem-estar dos refugiados.
Reconhecendo que esta crise está colocando muita pressão sobre governos, convocamos os cristãos a orar por sabedoria para os líderes governamentais envolvidos na criação de políticas relacionadas aos refugiados.
 
Afirmamos o artigo 14 da Declaração Universal dos Direitos Humanos1 que declara:
“Todos tem o direito de procurar e de receber asilo de perseguição em outros países”;
afirmamos o preâmbulo da Convenção e do Protocolo Relacionado ao Estatuto dos Refugiados2 em que está escrito:
“Considerando que a concessão de asilo pode colocar cargas demasiadamente pesadas em certos países, e que uma solução satisfatória para a solução do problema do qual as Nações Unidas reconheceram a dimensão e natureza internacional, essa não pode ser alcançada sem a cooperação internacional”;
ainda afirmamos o Artigo 3 da Convenção no qual se declara:
“Os Estados Contratantes devem aplicar as provisões dessa Convenção a refugiados, sem discriminação de raça, religião ou país de origem”.
Apelamos aos governos das nações que assinaram esses compromissos para claramente honrar esses acordos internacionais enquanto respondem aos desafios e pressões da crise global de refugiados.
 
Assinado:
Bispo Efraim Tendero, Secretário Geral da WEA;
Comissária Christine MacMillan, Secretária Geral Adjunta para Envolvimento Público, que dirige a Força Tarefa para Refugiados da WEA;
Tom Albinson, Embaixador da WEA para Refugiados, Deslocados e Pessoas sem Pátria.
 
1 UN Universal Declaration of Human Rights
2 UNHCR Convention and Protocol Relating to the Status of Refugees
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário